A verdade sobre hackear é que, o fato de alguém acessando o seu aparelho e vendo tudo, sem que você perceba, não é tão simples assim. Para isso acontecer, o próprio usuário precisa dar permissão ou já ter um software pré-instalado no seu smartphone, o que não é comum.
Normalmente, acontecem ataques de malware que infectam dispositivos, onde o usuário clicou em algum link falso ou digitou as informações em algum lugar que não deveria. Esse tipo de ataque geralmente ocorre em aparelhos Android, deixando o celular lento, instalando aplicativos sem permissão, entre outros.
Mas para você entender melhor como funciona e saber algumas dicas de como estar se protegendo de ataques cibercriminosos, separamos algumas informações que podem lhe ajudar.
O que é malware?
O malware é um termo genérico para qualquer tipo de software malicioso projetado para prejudicar e explorar qualquer dispositivo, serviço ou rede programável. Os cibercriminosos podem estar enviando a usuários por e-mail, sites, downloads de aplicativos, trocas de mensagens, entre outros, para extrair dados que possam ser utilizados contra as vítimas em troca de dinheiro.
Como saber se o celular foi hackeado?
Normalmente, existem alguns indícios quando o celular é hackeado por um malware. Para ajudar você a identificar se seu aparelho está infectado, mostraremos algumas situações que se deve ficar atento.
Bateria do celular acaba muito rápido
Quando a bateria acaba muito rápido, sendo que ela ainda está saudável. Isso ocorre porque o próprio vírus já instalado pode estar rodando um software em segundo plano para recolher seus dados. Vale ressaltar que o desgaste natural do aparelho pode afetar na bateria, portanto, fique em alerta.
Aumento do consumo de dados móveis
Você usa muito a internet fora de casa ou às vezes nem usa, mas notou um aumento significativo no consumo? Esse pode ser outro sinal que seu aparelho foi hackeado. Caso note alguma mudança estranha no consumo, entre nas configurações de internet do seu dispositivo e analise o gráfico, considerando se realmente ocorreu um aumento.
Aplicativos desconhecidos
Já aconteceu com você de estar mexendo no celular e se deparar com algum aplicativo que não foi instalado? Esse pode ser um sinal que seu aparelho foi infectado com vírus. Além disso, se alguns aplicativos que você conhece estão travando muito sem nenhum motivo aparente, pode ser outro sinal, ao indicar perda de desempenho, geralmente causada por malware.
Aquecimento além do normal
Caso seu aparelho esteja aquecendo demais e aparentemente não tenha relação com o carregador, pode ser que esteja rodando um vírus no mesmo, um software em segundo plano. Nesse caso, o aquecimento acontece “do nada”, sem estar rodando nenhum aplicativo.
Como se proteger de um ataque de hackers?
Agora que você sabe os sinais que podem significar que seu aparelho está sendo hackeado, chegou a hora de lhe auxiliarmos a como se proteger.
Faça o uso consciente da internet
Cuidado com o que você faz na internet, não acredite em fórmulas milagrosas ou promoções extremamente baratas. Normalmente, esses anúncios mostram marcas famosas, mas ao clicar no link você é encaminhado para outro site suspeito. Em alguns casos, os criminosos até tentam imitar o layout do site oficial, por isso cheque a URL antes de informar os dados.
Não compartilhe dados nem clique em links suspeitos
Desconfie de mensagens que peçam seu código de verificação do WhatsApp, de outros aplicativos ou mandem links suspeitos. Seus e-mails também podem estar cheios de tentativas de golpes, então confira o endereço do e-mail e não baixe nenhum arquivo no seu dispositivo como fotos e e-mail, séries e filmes piratas.
Conheça a procedência dos aplicativos
Não baixe aplicativos que não sejam dos sites oficiais, como App Store e Google Play. Essas são duas das empresas mais renomadas que filtram os produtos disponíveis. Para cadastrar qualquer aplicativo por essas plataformas, é necessário seguir algumas regras para a segurança do usuário. Porém, existem diversos sites que oferecem o download de aplicativos, alguns seguros, mas é sempre preciso ficar de olho.
Mantenha-se sempre bem informado e protegido contra ameaças cibernéticas, compreendendo os sinais de possíveis ataques e adotar práticas seguras na internet é o primeiro passo para garantir a integridade dos seus dispositivos. Cuide da sua segurança digital e navegue com confiança no mundo online!