As buscas por informações referente ao investimento digital estão aumentando cada vez mais. Isso ocorre pelo fato de possuir flexibilidade na utilização de aparelhos móveis conectados à internet para negociar com qualquer lugar do mundo, não se preocupando com barreiras ou até mesmo a moeda nacional, sendo possível, aplicar seu dinheiro e realizar todo o processo de investimento online sem nenhum custo.
Esse assunto está sendo muito repercutido atualmente, então vamos ajudar você a entender sobre o mercado de investimento.
Como começar a investir?
Começar a investir pode ser algo bem desafiador, mas vamos ajudar você dando algumas dicas de como iniciar essa jornada de investidor:
Primeiramente, como você vai investir pelo celular, precisa ter uma internet boa, que funcione perfeitamente para ser possível ficar atento ao mercado. Então aqui vai uma dica, escolha a BJ NET a melhor opção.
Agora que a sua internet está funcionando perfeitamente, escolha uma instituição financeira que pode ser o banco da sua escolha ou uma corretora, onde você vai aplicar o seu dinheiro.
O próximo passo é abrir uma conta de investimento, mas pode ficar tranquilo que não é o mesmo que conta corrente. A conta será feita totalmente online na instituição financeira de sua escolha e você não terá nenhum custo sobre essa conta, independente se utilizar ela ou não.
Depois da conta feita, será necessário transferir seu dinheiro, pois para fazer uma aplicação precisa ter saldo no banco ou na corretora. O processo é simples, basta fazer uma TED ou DOC para o número da nova conta criada, esse número é disponibilizado assim que você faz a conta.
Atenção: essa transferência pode ser feita apenas entre contas com o mesmo CPF.
Você precisa definir seu perfil de investidor. Existem três tipos de perfis: Conservador (prefere ganhar rendimentos menores sem arriscar o seu dinheiro); Moderado (em um pouco mais de tolerância ao risco) e o Arrojado (busca os rendimentos mais altos do mercado e para isso está disposto a correr um alto nível de risco).
Agora chegou a hora de você conhecer as opções que tem no mercado financeiro e escolher qual investimento é o mais adequado ao seu perfil. Os investimentos são divididos em três grupos: renda fixa, renda variável e fundos de investimento.
A renda fixa é considerada a mais segura, englobando o Tesouro Direto, CDBs, LCIs, LCAs, entre outros.
A renda variável é um pouco mais arriscada, englobando ações, criptomoedas, entre outros.
E os fundos de investimentos são uma carteira de ativos financeiros, sendo oferecido por administradoras que disponibilizam cotas para captação de recursos.
Depois que você definiu seu perfil e escolheu onde investir, basta concretizá-lo e esse procedimento é muito simples. No aplicativo da instituição, escolha o investimento que deseja realizar e clique em investir. Pronto, seu dinheiro estará alocado diretamente na instituição financeira.
Investir no mercado digital é uma jornada empolgante que você pode fazer diretamente do conforto da sua casa pelo seu celular. Mas vale ressaltar que é necessário ter o conhecimento adequado e planejamento. Lembre-se de sempre buscar orientação profissional quando necessário e estar preparado para nesse imenso mercado do investimento.